Núcleo de Estudos de Risco

Núcleo de Estudos de Risco

O Núcleo de Estudos de Risco (NER) é uma entidade vinculada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas. Juntamente com outros Centros e Núcleo de Pesquisa, integram o Instituto de Finanças da FGV.

O NER tem como objetivo contribuir continuamente para o aprimoramento e a inovação no estudo e no gerenciamento Riscos, relacionados aos diversos segmentos empresariais.

Participa na cadeia de estudo, desde a coleta, a análise, a produção e a respectiva disseminação de dados, técnicas, informações e conceitos que possam enriquecer e aperfeiçoar o conhecimento relacionado à administração de negócios, cooperando, assim,  com o desenvolvimento do país.

O NER é orientado para uma linha de pesquisa aplicada, mantendo forte relação com os diversos segmentos da sociedade e contando com um Conselho Consultivo formado por profissionais atuantes em atividades em que a gestão de risco se constitua numa ferramenta de segurança e de geração de valor, totalmente alinhada com as estratégias das respectivas organizações.

Os estudos desenvolvidos pelo NER serão orientados por professores da Fundação Getúlio Vargas e contarão com pesquisadores que incluem especialmente alunos da FGV, entre outros possíveis pesquisadores.

Esta aproximação entre o segmento empresarial e a atividade acadêmica constitui um alicerce forte para geração de pesquisa aplicáveis às necessidades de nossa sociedade.

Principais linhas de atuação do NER

a)    Desenvolvimento de estudos voltados para riscos em instituições financeiras (Crédito, Operacional e Mercado);

b)    Desenvolvimento de estudos na área de risco envolvendo outros segmentos da sociedade, como indústria, comércio e agronegócios, por exemplo;

c)    Organização e operacionalização de cursos, congressos e eventos de treinamento em geral sobre temas relacionados ao estudo e à gestão de risco.

Como ser uma instituição parceira do NER

O NER é uma oportunidade de projeção e reforço de marca para empresas e instituições em geral. Patrocinando estudos e pesquisas, a empresa estará prestando sua contribuição ao desenvolvimento científico ao mesmo tempo em que está fortalecendo sua imagem e reputação perante a comunidade brasileira.

Faça contato conosco: nuceodeestudosderisco@fgv.br

Como ser um pesquisador do NER

Periodicamente o NER fará chamadas de pesquisas, constando em nosso Site. Siga as instruções para cada caso.

Coordenador:

Professor José Pereira da Silva

 

Conselho Consultivo:

  •  Cláudio Augusto Rotolo, Executivo de Risco

BICBANCO.

  •  Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, Economista Chefe

Associação Brasileira de Bancos

  •  Joaquim Luiz da Silva Júnior, Gerente Geral

CISP Central de Informações São Paulo

  •   Lucas Lima Neto – Vice Presidente de Crédito da

Pátria Investimentos

  •  Renê Sanda, Diretor de Investimentos

PREVI – Caixa Previdenciária dos funcionários do Banco do Brasil.

 

Apresentações – Basileia III: Experiências e Expectativas

- Basileira - Troster