Mestrado em Administração Pública e Governo (CMAPG)

Duração do Curso (tempo de integralização)

 

A duração mínima do Curso de Mestrado Acadêmico é de 12 meses e a duração máxima é de 30 meses.

 

Atualizado em: 15/01/17.

Critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem
 

Art. 75. Ao aluno de Mestrado Acadêmico e Doutorado é atribuída nota, variável de zero a dez, em cada disciplina, com exceção dos Seminários de Pesquisa e Seminários Gerais em que são atribuídos conceitos satisfatório ou insatisfatório.

 

§ 1 º A nota final do aluno em cada disciplina é a média ponderada das notas atribuídas a uma ou mais formas de avaliação intermediária e à avaliação final, sendo que pelo menos uma das avaliações deve ser escrita.

 

§ 2 º As formas de avaliação e o peso atribuído a cada uma delas são determinados pelo professor da disciplina e devem constar explicitamente do respectivo programa.

 

Art. 76. A nota igual ou superior a seis representa aprovação na respectiva disciplina; a nota inferior a seis representa reprovação.

 

Art. 77. O aluno deve obter média geral superior ou igual a sete nas disciplinas que constituem currículo do respectivo curso.

 

§ 1 º A média geral corresponde à média ponderada das notas finais das disciplinas em que obtiveram aprovação, e o peso atribuído a cada uma dessas notas finais é o número de créditos da respectiva disciplina.

 

§ 2 º Não entram neste cômputo as avaliações das disciplinas realizadas fora da FGV/EAESP.

 

Art. 78. Nos casos de não comparecimento à avaliação final, é facultado ao aluno requerer, com a ciência do professor da respectiva disciplina, avaliação em segunda chamada, no prazo máximo de três dias da data da avaliação em primeira chamada. Parágrafo único. O período para realização de avaliação final em segunda chamada é definido e publicado em Calendário Escolar.

 

Art. 79. Considera-se reprovado o aluno que tiver frequentado menos de setenta e cinco por cento das aulas dadas, excetuados os casos previstos na legislação vigente.

 

Art. 80. No caso dos Seminários de Pesquisa e Seminários Gerais, considera-se insatisfatório o aluno que tiver frequentado menos de cinco encontros, excetuados os casos previstos na legislação vigente.

 

Art. 81. O aluno que for reprovado ou obtiver conceito insatisfatório por duas vezes é automaticamente desligado do curso, inclusive em caso de uma reprovação e um conceito insatisfatório, quer na mesma disciplina/seminário, quer em disciplinas/seminários distintos.

 

§ 1 º O aluno que obtiver reprovação ou conceito insatisfatório em qualquer disciplina obrigatória ou seminário deve repeti-lo. Nesse caso, é atribuído o resultado final obtido posteriormente, devendo, entretanto, a nota ou conceito anterior constar para efeito do desligamento a que se refere o caput deste artigo.

 

§ 2 º O aluno que obtiver reprovação em qualquer disciplina eletiva pode repetila, dependendo da oferta, ou cursar outra disciplina, conforme estrutura curricular exigida para seu curso. Em ambos os casos, a nota anterior deve constar para efeito do desligamento a que se refere o caput deste artigo.

 

§ 3 º Não entram neste cômputo os resultados dos exames de nivelamento e das disciplinas cursadas em outra instituição/programa. 

 

Atualizado em: 15/01/17.

Requisitos para Admissão

 

PROCESSO SELETIVO/2016

 

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo ocorre anualmente.

 

O período de inscrição é de agosto à outubro, conforme Cronograma divulgado pela Coordenadoria de Admissão nos Cursos Regulares - CACR e disponível em http://cacr.fgv.br/sp/pos/adm/cmapg

 

O Processo seletivo 2017 oferecerá 28 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa do programa conforme tabela abaixo.

 

Linha de Pesquisa  Quantidade de Vagas Doutorado e Mestrado *
Política e Economia do Setor Público - PESP 8
Governo e Sociedade Civil em Contexto Subnacional - GSCCS 10
Transformações do Estado e Políticas Públicas - TEPP 10
Total: 28

 

E terá duas fases:

 

a) 1ª FASE: Análise dos documentos.

b) 2ª FASE: Entrevista pessoal.

 

1ª FASE - Análise de Documentos

 

A primeira fase levará em consideração os resultados dos candidatos no Teste ANPAD, ANPEC, GMAT ou GRE e a análise dos documentos apresentados.

 

Essa etapa será qualitativa.

 

A lista dos candidatos convocados para participar da 2ª fase (entrevistas) será divulgada no site www.fgv.br/processoseletivo/cmapg

 

2ª FASE - Entrevista Pessoal

 

A(s) entrevista(s) pessoal(is) com a(s) Banca(s) Examinadora(s) ocorrerá(ão) no mês de novembro, nos períodos matutino e/ou vespertino, em data(s) e horário(s) a serem definidos pelos professores membros da(s) banca(s) examinadora(s).

 

Candidato que comprove residência no exterior: as Bancas providenciarão alternativas para entrevistas a distância.

 

RESULTADOS

 

As listas de candidatos aprovados para matrícula e a lista de espera serão divulgadas no site www.fgv.br/processoseletivo/cmapg

 

A lista será separada por linha de pesquisa.

 

Para maiores informações sobre o processo seletivo e os requisitos para admissão, consulte o Manual do Candidato.

 

Atualizado em: 15/01/17.

 

Recursos Disponíveis (infraestrutura para o curso)
 

Laboratórios:

 

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) é composto por um conjunto de instalações equipadas com os mais modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet e disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.

 

Os laboratórios são também utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo e em outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para preparação de material didático e acesso a recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários das Escolas e para desenvolvimento de aplicações voltadas ao ensino.

 

A FGV-SP conta com 295 equipamentos instalados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Alguns desses espaços são patrocinados por empresas como: Banco Bradesco, Banco Real, Samsung Hedging-Griffo, Itaú Personnalité e TecnoWorld. Mantém com a Microsoft um contrato Campus Agreement o qual garante a atualização dos produtos. As atualizações de hardware são feitas de acordo com a demanda dos softwares utilizados em aulas e/ou pelos usuários e conforme novas versões disponibilizadas pelo fabricante.

 

Os laboratórios de informática que estão disponíveis para uso dos alunos no acesso aos ambientes de ensino, pesquisas, simulações, jogos de negócios e EAD são os seguintes:

  • Laboratório 501 (Banco Bradesco): 43 computadores, 105,49 m2
  • Laboratório 502: 37 computadores, 91 m2
  • Laboratório 503 (Semp Toshiba): 37 computadores, 91 m2
  • Laboratório 504 (Amil): 57 computadores 152,26 m2
  • Laboratório 506 (Itaú Personnalité): 34 computadores, 84,30 m2
  • Laboratório 507: 31 computadores, 87,76 m2
  • Laboratório Biblioteca (especifico para uso da pós-graduação): 12 computadores, 18,80 m2

 

Links de Comunicação:

 

O acesso a redes externas e à internet é feito através, de links que a Escola mantém com a FAPESP (512 kbps), AT&T (1536 kbps), Telefônica (2048 kbps) e Speedy Business 4.0 (512 kbps).

 

Para facilitar a comunicação entre professor e aluno, foi criado um sistema de pastas eletrônicas VPN), disponíveis na rede interna (intranet), por meio da qual o professor pode colocar material didático e informações sobre a disciplina, à disposição dos alunos. Criou-se também o eclass ou classe eletrônica, sistema que permite comunicação mais completa entre professor e aluno, pois reúne, num único local - de perfil bastante dinâmico – avisos aos alunos, cronograma do curso, programa, exercícios etc.

 

Salas de aula:

 

As salas de aula da FGV-SP oferecem aos alunos um ambiente propício ao aprendizado, em virtude do conforto de suas instalações e dos recursos tecnológicos disponíveis. Totalmente cabeadas, permitem acesso à rede da FGV-SP.

 

Da mesa do professor é possível ter todo o controle da sala de aula. Do computador instalado nessa mesa, o professor acessa a Internet, tornando suas aulas mais dinâmicas. Todas as salas têm sistema multimídia que facilitam o acesso aos equipamentos tecnológicos como projetor, som, DVD, projetores, entre outros. O sistema de iluminação é controlado nesse espaço, assim como os microfones sem fio e com fio.

 

Todas essas facilidades são possíveis graças à ação das empresas parceiras.

 

Biblioteca:

 

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas FGV, de cujo Sistema fazem parte também a Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS, Biblioteca de Brasília e Biblioteca Digital FGV.

 

A BKAB foi criada em 1954 com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pela FGV-EAESP. Em 2005, a BKAB passou a atender às escolas FGV-EESP e FGV-DIREITO SP, criadas no mesmo ano.

 

A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds , além  assinar inúmeras bases de dados com acesso a textos completos de artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. A BKAB disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados. Possui uma área total construída de 2.198,15 m², tendo uma extensão da biblioteca no prédio onde está instalada a FGV DIREITO SP.

 

Para mais informações sobre a biblioteca Karl A. Boedecker, clique aqui 

 

Atualizado em: 15/01/17.

Matriz Curricular

 

Para acessar a matriz curricular, clique aqui.

 

Atualizado em: 15/01/17.

 

 

Corpo Docente do Curso

 

Para acessar a relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação, tempo de casa e tempo de profissão não acadêmica, clique aqui.

 

Os professores e seus orientandos formam as Linhas de Pesquisa (LP) que estruturam o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo.

 

Cada LP representa um conjunto de atividades de pesquisa, publicação e ensino que traduzem a produção de conhecimento de um grupo de docentes, dentro de uma determinada área de atuação.

 

Informações sobre o corpo docente também podem ser consultadas a partir das linhas de pesquisa do Programa, que são:

 

 

Atualizado em: 15/01/17.

Ementas das Disciplinas

 

AP e Governo – disciplinas obrigatórias

AP e Governo disciplinas eletivas

AP e Governo disciplinas metodológicas

AP e Governo seminários de pesquisa em administração pública e governo

 

Atualizado em: 15/01/17.