Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)

Duração do Curso (tempo de integralização)

 

A duração mínima do Curso de Doutorado é de 24 meses e a duração máxima é de 54 meses.

 

Atualizado em: 19/01/17.

Critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem
 

Art. 75. Ao aluno de Mestrado Acadêmico e Doutorado é atribuída nota, variável de zero a dez, em cada disciplina, com exceção dos Seminários de Pesquisa e Seminários Gerais em que são atribuídos conceitos satisfatório ou insatisfatório. 

 

§ 1 º A nota final do aluno em cada disciplina é a média ponderada das notas atribuídas a uma ou mais formas de avaliação intermediária e à avaliação final, sendo que pelo menos uma das avaliações deve ser escrita. 

 

§ 2 º As formas de avaliação e o peso atribuído a cada uma delas são determinados pelo professor da disciplina e devem constar explicitamente do respectivo programa. 

 

Art. 76. A nota igual ou superior a seis representa aprovação na respectiva disciplina; a nota inferior a seis representa reprovação. 

 

Art. 77. O aluno deve obter média geral superior ou igual a sete nas disciplinas que constituem currículo do respectivo curso. 

 

§ 1 º A média geral corresponde à média ponderada das notas finais das disciplinas em que obtiveram aprovação, e o peso atribuído a cada uma dessas notas finais é o número de créditos da respectiva disciplina. 

 

§ 2 º Não entram neste cômputo as avaliações das disciplinas realizadas fora da FGV/EAESP. 

 

Art. 78. Nos casos de não comparecimento à avaliação final, é facultado ao aluno requerer, com a ciência do professor da respectiva disciplina, avaliação em segunda chamada, no prazo máximo de três dias da data da avaliação em primeira chamada. Parágrafo único. O período para realização de avaliação final em segunda chamada é definido e publicado em Calendário Escolar. 

 

Art. 79. Considera-se reprovado o aluno que tiver frequentado menos de setenta e cinco por cento das aulas dadas, excetuados os casos previstos na legislação vigente.

 

Art. 80. No caso dos Seminários de Pesquisa e Seminários Gerais, considera-se insatisfatório o aluno que tiver frequentado menos de cinco encontros, excetuados os casos previstos na legislação vigente. 

 

Art. 81. O aluno que for reprovado ou obtiver conceito insatisfatório por duas vezes é automaticamente desligado do curso, inclusive em caso de uma reprovação e um conceito insatisfatório, quer na mesma disciplina/seminário, quer em disciplinas/seminários distintos. 

 

§ 1 º O aluno que obtiver reprovação ou conceito insatisfatório em qualquer disciplina obrigatória ou seminário deve repeti-lo. Nesse caso, é atribuído o resultado final obtido posteriormente, devendo, entretanto, a nota ou conceito anterior constar para efeito do desligamento a que se refere o caput deste artigo. 

 

§ 2 º O aluno que obtiver reprovação em qualquer disciplina eletiva pode repetila, dependendo da oferta, ou cursar outra disciplina, conforme estrutura curricular exigida para seu curso. Em ambos os casos, a nota anterior deve constar para efeito do desligamento a que se refere o caput deste artigo. 

 

§ 3 º Não entram neste cômputo os resultados dos exames de nivelamento e das disciplinas cursadas em outra instituição/programa. 

 

Atualizado em: 19/01/17.

Requisitos para Admissão

 

O processo seletivo terá duas fases:

 

1ª FASE – Teste (ANPAD, ANPEC, GMAT ou GRE) e Análise de Documentos. 

 

A primeira fase será qualitativa e levará em consideração os resultados dos candidatos no Teste ANPAD, ANPEC, GMAT ou GRE, quando for o caso (ver item sobre Testes, do Manual do Candidato que consta na aba “Manual e Edital” do site www.fgv.br/processoseletivo/cdae e análise de documentos.

 

A Banca Examinadora avaliará os candidatos por meio da documentação apresentada (incluindo resultado do teste, quando for o caso) e decidirá quais candidatos deverão ser convocados para entrevista, estando os demais desclassificados do processo seletivo.

 

A Banca Examinadora somente analisará a documentação dos candidatos que enviarem a documentação completa e o resultado de um dos testes (quando for o caso), nos moldes e prazos estabelecidos no Manual do Candidato.

 

Na data prevista para divulgação, conforme informado no cronograma do Manual do Candidato, o candidato deverá verificar se foi convocado para entrevista e, em caso afirmativo, consultar a data, local e horário agendado para sua entrevista.

 

As listas dos candidatos convocados para participar da fase de entrevistas serão divulgadas no site www.fgv.br/processoseletivo/cdae , nos prazos estabelecidos no Manual do Candidato.

 

Importante: Durante o Processo Seletivo, a Banca Examinadora pode encaminhar para entrevista por uma outra Banca um candidato que possua perfil ajustado a outra Linha de Pesquisa ou Programa.

 

2ª FASE - Entrevista Pessoal.

 

Os candidatos aprovados na fase de análise de documentos deverão submeter-se à entrevista pessoal com a Banca Examinadora, nas datas estabelecidas no Manual do Candidato que consta na aba “Manual e Edital” do site www.fgv.br/processoseletivo/cdae.

 

Candidato residente no exterior: as Bancas providenciarão alternativas para entrevistas a distância, devendo o candidato comprovar obrigatoriamente o local de sua residência.

 

Importante: Leitura em inglês é um requisito básico para cursar qualquer um dos Programas do Mestrado e Doutorado da FGV-EAESP. 

 

Atualizado em: 19/01/17.

Recursos Disponíveis (infraestrutura para o curso)
 

Laboratórios:

 

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) é composto por um conjunto de instalações equipadas com os mais modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet e disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.

 

Os laboratórios são também utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo e em outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para preparação de material didático e acesso a recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários das Escolas e para desenvolvimento de aplicações voltadas ao ensino.

 

A FGV-SP conta com 295 equipamentos instalados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Alguns desses espaços são patrocinados por empresas como: Banco Bradesco, Banco Real, Samsung Hedging-Griffo, Itaú Personnalité e TecnoWorld. Mantém com a Microsoft um contrato Campus Agreement o qual garante a atualização dos produtos. As atualizações de hardware são feitas de acordo com a demanda dos softwares utilizados em aulas e/ou pelos usuários e conforme novas versões disponibilizadas pelo fabricante.

 

Os laboratórios de informática que estão disponíveis para uso dos alunos no acesso aos ambientes de ensino, pesquisas, simulações, jogos de negócios e EAD são os seguintes:

  • Laboratório 501 (Banco Bradesco): 43 computadores, 105,49 m2
  • Laboratório 502: 37 computadores, 91 m2
  • Laboratório 503 (Semp Toshiba): 37 computadores, 91 m2
  • Laboratório 504 (Amil): 57 computadores 152,26 m2
  • Laboratório 506 (Itaú Personnalité): 34 computadores, 84,30 m2
  • Laboratório 507: 31 computadores, 87,76 m2
  • Laboratório Biblioteca (especifico para uso da pós-graduação): 12 computadores, 18,80 m2

 

Links de Comunicação:

 

O acesso a redes externas e à internet é feito através, de links que a Escola mantém com a FAPESP (512 kbps), AT&T (1536 kbps), Telefônica (2048 kbps) e Speedy Business 4.0 (512 kbps).

 

Para facilitar a comunicação entre professor e aluno, foi criado um sistema de pastas eletrônicas VPN), disponíveis na rede interna (intranet), por meio da qual o professor pode colocar material didático e informações sobre a disciplina, à disposição dos alunos. Criou-se também o eclass ou classe eletrônica, sistema que permite comunicação mais completa entre professor e aluno, pois reúne, num único local - de perfil bastante dinâmico – avisos aos alunos, cronograma do curso, programa, exercícios etc.

 

Salas de aula:

 

As salas de aula da FGV-SP oferecem aos alunos um ambiente propício ao aprendizado, em virtude do conforto de suas instalações e dos recursos tecnológicos disponíveis. Totalmente cabeadas, permitem acesso à rede da FGV-SP.

 

Da mesa do professor é possível ter todo o controle da sala de aula. Do computador instalado nessa mesa, o professor acessa a Internet, tornando suas aulas mais dinâmicas. Todas as salas têm sistema multimídia que facilitam o acesso aos equipamentos tecnológicos como projetor, som, DVD, projetores, entre outros. O sistema de iluminação é controlado nesse espaço, assim como os microfones sem fio e com fio.

 

Todas essas facilidades são possíveis graças à ação das empresas parceiras.

 

Biblioteca:

 

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas FGV, de cujo Sistema fazem parte também a Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS, Biblioteca de Brasília e Biblioteca Digital FGV.

 

A BKAB foi criada em 1954 com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pela FGV-EAESP. Em 2005, a BKAB passou a atender às escolas FGV-EESP e FGV-DIREITO SP, criadas no mesmo ano.

 

A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds , além  assinar inúmeras bases de dados com acesso a textos completos de artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. A BKAB disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados. Possui uma área total construída de 2.198,15 m², tendo uma extensão da biblioteca no prédio onde está instalada a FGV DIREITO SP.

 

Para mais informações sobre a biblioteca Karl A. Boedecker, clique aqui 

 

Atualizado em: 19/01/17.

Matriz Curricular

 

Para acessar a matriz curricular do curso (1º semestre de 2.016), clique aqui.

 

Atualizado em: 19/01/17.

Corpo Docente do Curso

 

Para acessar a relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação, tempo de casa e tempo de profissão não acadêmica, clique aqui.

 

 

Atualizado em: 19/01/17.

Ementas das Disciplinas