CEAG

Duração do Curso (tempo de integralização)

O CEAG – Curso de Especialização em Administração para Graduados tem uma duração de dois anos.

 

Atualizado em: 17/03/17.

Critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem

No caso de Avaliação dos Alunos, cabe ao professor definir a melhor forma de averiguar o grau de apreensão do conteúdo de sua disciplina por cada aluno, respeitando os seguintes princípios:

  • O aluno deve ter frequentado pelo menos 75% das aulas presenciais.
  • A nota final em cada disciplina, superior a 6,0 (seis), deve ser a média ponderada de duas ou três notas distintas e independentes, cada uma delas resultado de uma avaliação específica.
  • A avaliação final deverá ser escrita,  individual e realizada no recinto da Escola.
  • A média geral do curso, calculada a partir das notas finais de cada uma das disciplinas, deverá ser superior a 7,0 (sete).

 

Atualizado em: 17/03/17.

Requisitos para Admissão

O candidato deverá ter concluído seu curso de graduação (em qualquer área) há pelo menos três anos.

 

O candidato deverá ter domínio satisfatório da língua inglesa, pois a leitura e análise de textos nesse idioma poderá ser  solicitada a ele ao longo do curso.

 

A seleção dos candidatos será conduzida em duas etapas:

1) Análise do Currículo e Carta de Motivação.

2) Entrevista Pessoal. 

 

Atualizado em: 17/03/17.

Recursos Disponíveis (infraestrutura para o curso)

 

Laboratórios:

 

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) é composto por um conjunto de instalações equipadas com os mais modernos recursos de microinformática, com acesso à rede local, aos sistemas acadêmicos da Escola e à Internet e disponíveis aos alunos para utilização em pesquisas, trabalhos e estudos.

 

Os laboratórios são também utilizados em aulas práticas, exercícios de simulação, jogos, trabalhos em grupo e em outras aplicações em que a rede de computadores desempenha papel relevante para o aprendizado. Os laboratórios oferecem aos professores apoio para preparação de material didático e acesso a recursos multimídia para uso em aulas, sendo ainda utilizados em cursos de informática para alunos, professores e funcionários das Escolas e para desenvolvimento de aplicações voltadas ao ensino.

 

A FGV-SP conta com 295 equipamentos instalados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Alguns desses espaços são patrocinados por empresas como: Banco Bradesco, Banco Real, Samsung Hedging-Griffo, Itaú Personnalité e TecnoWorld. Mantém com a Microsoft um contrato Campus Agreement o qual garante a atualização dos produtos. As atualizações de hardware são feitas de acordo com a demanda dos softwares utilizados em aulas e/ou pelos usuários e conforme novas versões disponibilizadas pelo fabricante.

 

Os laboratórios de informática que estão disponíveis para uso dos alunos no acesso aos ambientes de ensino, pesquisas, simulações, jogos de negócios e EAD são os seguintes:

  • Laboratório 501 (Banco Bradesco): 43 computadores, 105,49 m2
  • Laboratório 502: 37 computadores, 91 m2
  • Laboratório 503 (Semp Toshiba): 37 computadores, 91 m2
  • Laboratório 504 (Amil): 57 computadores 152,26 m2
  • Laboratório 506 (Itaú Personnalité): 34 computadores, 84,30 m2
  • Laboratório 507: 31 computadores, 87,76 m2
  • Laboratório Biblioteca (especifico para uso da pós-graduação): 12 computadores, 18,80 m2

 

Links de Comunicação:

 

O acesso a redes externas e à internet é feito através, de links que a Escola mantém com a FAPESP (512 kbps), AT&T (1536 kbps), Telefônica (2048 kbps) e Speedy Business 4.0 (512 kbps).

 

Para facilitar a comunicação entre professor e aluno, foi criado um sistema de pastas eletrônicas VPN), disponíveis na rede interna (intranet), por meio da qual o professor pode colocar material didático e informações sobre a disciplina, à disposição dos alunos. Criou-se também o eclass ou classe eletrônica, sistema que permite comunicação mais completa entre professor e aluno, pois reúne, num único local - de perfil bastante dinâmico – avisos aos alunos, cronograma do curso, programa, exercícios etc.

 

Salas de aula:

 

As salas de aula da FGV-SP oferecem aos alunos um ambiente propício ao aprendizado, em virtude do conforto de suas instalações e dos recursos tecnológicos disponíveis. Totalmente cabeadas, permitem acesso à rede da FGV-SP.

 

Da mesa do professor é possível ter todo o controle da sala de aula. Do computador instalado nessa mesa, o professor acessa a Internet, tornando suas aulas mais dinâmicas. Todas as salas têm sistema multimídia que facilitam o acesso aos equipamentos tecnológicos como projetor, som, DVD, projetores, entre outros. O sistema de iluminação é controlado nesse espaço, assim como os microfones sem fio e com fio.

 

Todas essas facilidades são possíveis graças à ação das empresas parceiras.

 

Biblioteca:

 

A Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB) é uma biblioteca universitária integrante do Sistema de Bibliotecas FGV, de cujo Sistema fazem parte também a Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS, Biblioteca de Brasília e Biblioteca Digital FGV.

 

A BKAB foi criada em 1954 com o objetivo de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pela FGV-EAESP. Em 2005, a BKAB passou a atender às escolas FGV-EESP e FGV-DIREITO SP, criadas no mesmo ano.

 

A Biblioteca possui acervo especializado nas áreas de Administração, Economia, Negócios, Direito e Ciências Sociais, composto por livros, ebooks, revistas, teses e dissertações, dvds , além  assinar inúmeras bases de dados com acesso a textos completos de artigos de revistas, informações econômicas, financeiras e legais. A BKAB disponibiliza aos usuários salas de estudo individual e em grupo, terminais de consulta ao seu catálogo, pesquisas na internet e bases de dados. Possui uma área total construída de 2.198,15 m², tendo uma extensão da biblioteca no prédio onde está instalada a FGV DIREITO SP.

 

Para mais informações sobre a biblioteca Karl A. Boedecker, clique aqui 

 

Atualizado em: 17/03/17.

Matriz Curricular

 

Para acessar a matriz curricular do curso oferecido no 1º semestre de 2.016, clique aqui.

 

Para acessar a matriz curricular do curso oferecido no 2º semestre de 2.016, clique aqui.

 

Para acessar a matriz curricular do curso oferecido no 1º semestre de 2.017, clique aqui.

 

Atualizado em: 17/03/17.

Corpo Docente do Curso

 

Relação de professores que compõem o corpo docente do curso, área de atuação, titulação, qualificação, tempo de casa e tempo de profissão não acadêmica.

 

1º Semestre de 2016.

2º Semestre de 2016.

1º Semestre de 2017.

 

 

Atualizado em: 17/03/17.

Ementas das Disciplinas

 

Para acessar as ementas das disciplinas clique aqui.

 

Atualizado em: 17/03/17.