Departamento de Mercadologia (MCD)

Em um mercado crescentemente concorrido, as empresas sobrevivem e prosperam graças às relações de troca realizadas com o mercado. Contribuir para ampliar a competitividade e a excelência das empresas que operam no Brasil é o objetivo que norteia as atividades de ensino e pesquisa do Departamento de Mercadologia (MCD) da EAESP.  

Desde o seu início, várias décadas atrás, o MCD guiou-se pela perspectiva de Peter Drucker: a busca da satisfação do cliente constitui o fundamento de um negócio e o Marketing é todo o negócio sob o ponto de vista do resultado para o cliente. Um dos nossos primeiros professores, Raimar Richers, descrevia a essência do Marketing como “entender e atender o mercado”, algo aparentemente simples, mas que exige múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes. O Marketing abrange uma imensa gama de questões, teorias, modelos, métodos, técnicas e procedimentos. As competências de marketing são de natureza aplicada, destinadas a resolver questões práticas. Na sua atuação, o MCD tem em vista a proposta denova e abrangente definição de Marketing da American Marketing Association.  “Marketing é a atividade, conduzida por organizações e indivíduos, que opera por meio de um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de mercado, que tenham valor para consumidores, clientes, agentes de marketing e a sociedade como um todo.” 

Procurando cumprir seus objetivos de ensino e pesquisa em Marketing, três são as estratégias que norteiam as atividades do MCD. A primeira é acompanhar e assimilar criticamente o estado-da-arte do Marketing. A segunda é contribuir na geração de conhecimento, considerando a realidade e prioridades do mercado brasileiro.  A terceira é transmitir o conhecimento de marketing visando otimizar o aprendizado dos alunos de competências para analisar situações de mercado complexas, avaliar alternativas e criar soluções inteligentes voltadas a satisfazer não só os objetivos econômicos da empresa, mas também considerando o seu impacto social e ambiental na sociedade.    

No presente, o MCD conta com 37 professores altamente qualificados, a grande maioria com  o título de doutor, obtido em escolas nacionais e internacionais, que além da excelente formação acadêmica, aliam também expressiva experiência executiva. Os interesses e as linhas de pesquisa do corpo docente dentro do Marketing são bastante variados, como mostra a relação a seguir:
 


Marketing Estratégico                                                       Varejo, Atacado e Canais   de Distribuição                    
Marketing de Serviços           Pesquisa de Marketing     
Gestão de Vendas                                                                              Comportamento do Consumidor                                
Gestão de Marketing  Marketing de Relacionamento     
Ensino de Marketing  Gestão de Marcas   
Macromarketing Marketing Internacional
Comunicações de Marketing                                           Marketing de Empresa para Empresa         
Marketing Experiencial  Preços e Marketing
Mercados de Baixa Renda      Empreendedorismo   
Gestão de Produto Negociação
Novos Produtos  Aspectos Sociais e Éticos do Marketing

O MCD prima por propiciar uma formação de excelência, articulando aprendizagem teórica e capacitação prática, seja nos cursos de graduação para os mais jovens, seja no freqüente retorno aos cursos de extensão e de especialização para executivos, seja nos programas de mestrado e doutorado. Pretendemos continuar a formar, gerações e gerações de egressos competentes que potencializam a efetividade das organizações que administram, e assim oferecem uma contribuição relevante ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Chefe do departamento: Prof. Delane Botelho