Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos aplicados à Administração (IMQ)

Sobre o IMQ

Nossa meta principal é facilitar o aprendizado dos alunos da EAESP para que aprimorem sua formação como administradores de empresas. Nas áreas de Tecnologia de Informação, Estatística, Matemática, Análise de Decisão e Pesquisa Operacional. Ademais, no IMQ, procuramos, através da pesquisa, a inovação no ensino e no desenvolvimento dessas áreas, mantendo-nos como centro de excelência nacional e internacional.  Trabalhamos continuamente para incrementar o intercâmbio com colegas de outros departamentos e grupos de pesquisa para o desenvolvimento de disciplinas e pesquisas conjuntas.

A difusão de novos temas se dá através de um amplo conjunto de disciplinas eletivas ministradas, em português e inglês, nos diferentes cursos de nossa Escola.

O IMQ conta com cerca de cinquenta professores, brasileiros e estrangeiros, a maior parte com ampla vivência empresarial, titulados doutores e mestres por instituições de primeira linha no Brasil e exterior.  Além da atividade didática, o principal foco do IMQ, nossos professores, dedicam-se também à pesquisa, consultoria e atividades administrativas na EAESP, de acordo com suas preferências e perfis.

Os professores prestam atendimento a alunos e colegas de outros departamentos para apoiá-los no uso de técnicas quantitativas em suas pesquisas.

O quadro acadêmico é complementado por uma equipe de monitores, selecionados entre os melhores alunos da Escola, aptos a auxiliar seus colegas dirimindo dúvidas e reforçando conceitos.

Professores do IMQ atuam na Linha de Pesquisa AATI- Administração e Análise de Tecnologia de Informação da pós-graduação e no GVcia – Centro de Estudos de Tecnologia de Informação Aplicada.

Um dos motivos de orgulho dos professores do IMQ é o excepcional ambiente de trabalho e coleguismo, fortalecido por freqüentes reuniões de trabalho e confraternização.

Chefe do departamento: Prof. Andre Luiz Silva Samartini