Departamento de Administração da Produção e Operações Industriais (POI)

Sobre o POI 

O Departamento de Produção e Operações abrange a linha de pesquisa “Gestão de Operações e Competitividade”, que reflete as atuais preocupações e campos de interesse da equipe de professores do departamento: 

  • Estratégias de Criação de Valor e Competitividade: busca desenvolver o conhecimento sobre a importância das diferentes Estratégias de Criação de Valor – em Produtos e Processos – para a competitividade das empresas, no contexto da globalização. Abrange: Criação de Valor e Posicionamento Estratégico (Globalização, Alianças Estratégicas, Estratégias de Criação de Valor e Classe Internacional); Competitividade Nacional (Desregulamentação, Privatização e Re-regulamentação, Fatores de Competitividade Nacional); Projetos de Investimento (Avaliação Econômica e Estratégica dos Empreendimentos, Implantação de Projetos).
  • Gestão de Operações, Tecnologia e Logística: busca identificar e estudar os diferentes aspectos da gestão das atividades produtivas, incluindo a gestão de tecnologia, a administração da produção – de bens e serviços, a administração da cadeia de suprimentos e distribuição e a gestão integrada de todos esses aspectos. Subdividindo-a, temos: Gestão de Tecnologia (Produção e Transferência de Tecnologia, Novas Tecnologias de Manufatura e de Serviços, Retorno sobre o Investimento em Tecnologia); Supply Chain (Administração da Cadeia de Suprimentos, Logística Integrada, Negociações e Compras, Gestão de Estoques Comerciais); Administração da Produção (Planejamento, Programação e Controle das Operações – Industriais e de Serviços, Gestão da Demanda, Gestão da Capacidade), Gestão Integrada das Operações, Tecnologia e Logística (Integração das diversas abordagens: MRP/DRP, JIT, TOC, FCS, CIM, Sistemas Integrados de Gestão de Negócios: MRP II, ERP).
  • Gestão da Qualidade, Produtividade e Mudança: desenvolve o conhecimento sobre as atuais filosofias e técnicas de Qualidade e Produtividade, bem como sua relação com as transformações organizacionais e seus resultados, em termos de excelência na manufatura e nos serviços. Abrange: Gestão da Qualidade e da Transformação Organizacional (Competitividade e Classe Internacional, Integração de Qualidade, Mudança e Estratégia); Excelência na Manufatura (Automação + Restrições + Just-in-time + C.E.P.); Excelência em Serviços (Atenção ao Cliente e Autoridade da “linha de frente”); Avaliação do Desempenho Operacional (Benchmarking, Gerenciamento de Custos, Balanced Scorecard, Certificações e Prêmios).
  • Gestão em Sustentabilidade: desenvolve o conhecimento sobre a relação entre a competividade das organizações e aspectos socioambientais relacionados aos seus  produtos, serviços, relacionamento com a cadeia de suprimentos e partes interessadas. Abrange gestão do meio ambiente (Gestão de Programas Ambientais); estratégia empresarial para o desenvolvimento sustentável (Estratégia de Negócios Sustentáveis, Sustentabilidade como Diferencial Competitivo nas Organizações, Inovação para Sustentabilidade e Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento).

JOSCM - Journal of Operations and Supply Chain Management
Em 2008, dando continuidade ao compromisso do POI de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da área de Produção e Operações no Brasil, lançamos o Journal of Operations and Supply Chain Management (JOSCM). O JOSCM é um periódico de padrão internacional, cujo objetivo é incentivar o avanço do conhecimento teórico e prático em produção e operações, através da publicação de artigos com elevado rigor metodológico e relevância prática. (www.joscm.com.br).
 
SIMPOI - Simpósio de Administração da Producão, Logística e Operações Internacionais
O SIMPOI é um evento reconhecido como um fórum de debate e articulação entre professores, pesquisadores, discentes, empresários e profissionais da área de Administração da Produção e Operações no Brasil. Dentre os principais objetivos do evento estão: a troca e compartilhamento de informações acadêmicas, a demonstração e divulgação de pesquisas e descobertas recentes da área de produção e operações e o fortalecimento do relacionamento entre acadêmicos e profissionais da área de produção e operações.
O mundo científico necessita deste tipo de evento para o desenvolvimento da produção científica.

Em eventos como o SIMPOI, as pesquisas, ao serem expostas e discutidas com pares, podem receber críticas e sugestões, ou mesmo serem comparadas a outras, evoluindo no processo de construção do conhecimento científico.

A concepção do SIMPOI contribui para isto em um aspecto fundamental – mantendo o rigor acadêmico, procura também envolver a comunidade empresarial através de palestras específicas e relatos de experiências empresariais. Esta interação beneficia o pesquisador que é estimulado a desenvolver temas mais relevantes e com contribuição mais efetiva ao contexto brasileiro. (www.fgv.br/simpoi).

Chefe do departamento: Profa. Susana Pereira