Centro de Excelência em Varejo (GVcev)

Coordenador: Prof. Maurício Gerbaudo Morgado

Este Centro de Estudos foi criado em 2001 e orienta-se pelos seguintes aspectos:

Missão: exercer papel de liderança, como catalisador do processo de desenvolvimento e evolução do varejo no Brasil, através de atividades nas áreas de educação e formação, pesquisa e consultoria.
 

Temas de Interesse: Tendências no Varejo brasileiro e mundial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, Baixa Renda no Varejo, Localização e Expansão Varejista, Pólos Comerciais de Rua e Visual Merchandising

Atividades: as atividades do GVcev estão ordenadas nas seguintes principais áreas:

Pesquisa e Publicação: O GVcev desenvolve diversas pesquisas na área de varejo e distribuição. Além de pesquisas, em conjunto com a editora Bookman publicou recentemente livros nas áreas de responsabilidade social e baixa renda no varejo.

Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV): Anualmente, o GVcev desenvolve o CLAV, que tem como objetivo promover a geração, o compartilhamento e a divulgação de conhecimento na área de Varejo em todas as suas dimensões e perspectivas, gerando, desta forma, subsídios para maior competitividade e excelência das empresas varejistas. O congresso serve de catalisador de um processo de estimulo à geração do conhecimento em varejo.

Programa de Responsabilidade Social no Varejo: Compreende uma variedade de ações que visam mobilizar, capacitar, reconhecer e disseminar as práticas de responsabilidade social das empresas e entidades varejistas de todos os portes, setores e regiões do País.

São elas:
− Prêmio FGV/EAESP de Responsabilidade Social no Varejo
− Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas
− Cursos, Seminários e Encontros Temáticos
− Publicações
− Banco de Práticas de Responsabilidade Social no Varejo

Educação Continuada: Os professores do GVcev elaboram cursos abertos de educação continuada, assim como cursos customizados para empresas. Algumas empresas em que foram oferecidos cursos “in-company” recentemente são: Grupo Pão de Açúcar, Renner, ABRAS e Pernambucanas.
 

Fóruns de Discussão: O objetivo dos fóruns de discussão é incentivar a discussão e o desenvolvimento do varejo em alguns temas de interesse, reunindo tanto a área acadêmica como a empresarial e o terceiro setor.

Seminários: Regularmente o GVcev promove seminários integrando o visão empresarial de profissionais convidados do mercado, com a visão acadêmica dos professores da FGV. São eventos abertos ao público em diferentes temas de interesse do setor varejista.

Equipe de professores:
− Delane Botelho (MCD)
− Edgard Barki (MCD)
− Eliane Brito (MCD)
− Juracy Parente (MCD)
− Maria Cristina Proença (MCD)
− Mauricio G. Morgado (MCD)
− Roseli Morena Porto (ADM)

Mais informações:  (11) 3799-7970 ou Site do GVcev