Centro de Estudos em Microfinanças (CEMIF)

Coordenador: Prof. Dr. Lauro Gonzalez  

O Centro de Estudos em Microfinanças (CEMIF) é uma entidade vinculada a Fundação Getúlio Vargas, criada formalmente em junho de 2007, tendo como foco de atuação a produção de conhecimento na área de microfinanças e inclusão financeira. Sua missão é promover a reflexão, a análise, a produção do conhecimento, a formulação de estratégias e a proposição de mudanças institucionais para o setor de microfinanças, tendo como eixos norteadores a inclusão financeira e o desenvolvimento local.

A visão de futuro perseguida pelo CEMIF é ser referência nacional em estudos sobre microfinanças e inclusão financeira, sendo reconhecido como um centro de excelência na formulação e realização de pesquisas, estratégias e ações relacionadas à microfinanças, com inserção internacional, contribuindo para a promoção da inclusão financeira e do desenvolvimento local.
 
O caminho entre o exercício da missão e a concretização da visão de futuro almejada é norteado pelos seguintes objetivos:
· Desenvolver pesquisa aplicada aos temas de microfinanças;
· Atrair instituições internacionais de pesquisa e apoiar o direcionamento de interesse dos investidores para o Brasil;
· Colaborar para capacitação de capital humano atuante no setor de microfinanças;
· Disseminar o conhecimento relacionado ao setor e propagar o interesse público e privado pelas microfinanças;
· Apoiar a adesão das instituições de microcrédito às melhores práticas de negócios e modelos de governança corporativa;
· Apoiar a consolidação de marcos regulatórios que melhor atendam aos interesses dos agentes do setor; e apoiar a expansão de novos modelos de negócio condizentes com a realidade de cada região brasileira.
 
A equipe do CEMIF é composta por professores e alunos de pós graduação da FGV (EAESP e EESP) e de outras instituições, como a EACH-USP. Como parceiros internacionais, destacam-se a HEC-Montreal, a Columbia University e a University of Notre Dame
 
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3799-7772, por e-mail ou acesse o site do GVCEMIF