Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG)

O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo é o mais antigo da FGV/EAESP e em 2014, completa 25 anos. Criado pela Diretoria da EAESP, em 1989, para elaborar uma nova filosofia para a pós-graduação em administração pública, seu papel era servir como aglutinador dos – naquela época – poucos pesquisadores na Escola que se envolviam com as questões públicas. 

Em 1995, o CEAPG foi convidado pela Fundação Ford para criar um prêmio anual para organizações públicas sub nacionais (estaduais, municipais, dos poderes executivo, legislativo, judiciário e das organizações próprias dos povos indígenas) que inovam em maneiras de prestar serviços públicos, seguindo experiências anteriores nos Estados Unidos e nas Filipinas. O resultado, levando em consideração a especificidade de um Brasil onde havia ainda muito a ser feito não somente em relação aos serviços, mas também à própria construção de uma democracia inclusiva, foi o Programa Gestão Pública e Cidadania (GPC).

Contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e utilizando como mecanismo de busca um prêmio aberto e amplamente divulgado, o Programa GPC recebeu e documentou informações sobre 8.200 experiências sub nacionais de 1996 a 2005 e ajudou a criar redes importantes de debate e de disseminação de inovação, no país, na América Latina e no mundo. Desde essa época e até hoje, o CEAPG participa de duas importantes redes internacionais de programas voltados à inovação nos governos: o Observatório Latino-Americano de Inovações em Governos Locais e o Liaison Group for Innovation in Governance and Public Action.

Em 2005, com um número significativo de exemplos demonstrando que esta proposição era mais do que válida e com muitas destas experiências recebendo reconhecimento nacional e regional, e sendo transferido de uma parte do país para outra, a equipe do Centro tomou a decisão de suspender o ciclo de premiação e concentrar seus esforços no acompanhamento das experiências registradas e também em outras áreas de estudo que emergiram em parte por causa do trabalho do prêmio.

Atualmente, as pesquisas em andamento no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) estão orientadas segundo três grandes áreas. A primeira é “Análise de Políticas Públicas Locais”, onde estão situadas as pesquisas envolvendo Educação, Desenvolvimento Local, Saúde, Assistência Social, Gênero, Segurança Pública, Vulnerabilidade Social e Territorial, Meio Ambiente, Redução de Desigualdades e Cultura. A segunda área é “Articulação Estado e Sociedade”, e inclui as pesquisas que envolvem Estado, movimentos sociais e agentes privados, e também aquelas relacionadas com o tema da Transparência e Controle Social. A terceira área é “Formação, Treinamento e Produção Acadêmica”, e envolve a produção de um periódico acadêmico publicado semestralmente (Cadernos Gestão Pública e Cidadania), o registro de experiências inovadoras e a participação em redes de pesquisadores.

Na realização das pesquisas nessas áreas, o CEAPG teve importantes parceiros como: Fundação Ford, Fundação Hewlett, UNICEF, WWF, União Europeia, FINEP, Fundação Lemann, Alcoa, Instituto Natura, Instituto Votorantim, Suzano Papel e Celulose, ESBR, Conselho Federal de Psicologia, Controladoria Geral da União, dentre outros.

O Centro mantém um site atualizado onde é possível acessar gratuitamente todo o material produzido, seja impressa ou em forma de vídeo, alem de consultar seus bancos de dados (http://ceapg.fgv.br/).

Atualmente, a equipe do CEAPG é formada por mais de 40 pesquisadores, vários estudantes dos cursos de graduação e os seguintes professores da da FGV/EAESP:

 

Eduardo Henrique Diniz

Fernando Burgos (Coordenador)

Fernando do Amaral Nogueira

Fernando Luiz Abrucio

Francisco Cesar P. da Fonseca

Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

Marco Antonio Carvalho Teixeira

Marcus Vinicius Peinado Gomes

Maria Alexandra Viegas C. Cunha

Mario Aquino Alves

Marta Ferreira Santos Farah

Peter Spink

Tiago Matheus

Zilma Borges de Souza

 

Para saber mais, visite nosso site: http://www.fgv.br/ceapg

Telefones: (11) 3799-7904 - 3799-7905

ceapg@fgv.br